Código Civil Interpretado Conforme a Constituição da República (coautoria). v. II. Organizadores: Gustavo Tepedino; Maria Celina Bodin de Moraes; Heloísa Helena Barboza. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. 909 p.
A obra contempla comentários aos artigos do Código Civil brasileiro, ao longo de quatro volumes. Apresenta características inéditas na literatura jurídica nacional, com contribuição de 45 autores em comunhão pro indiviso, ou seja, sem que cada autor fosse responsável exclusivamente por certo número de páginas.
Na posição de coautor, Mauricio Moreira Menezes integrou o grupo acadêmico constituído por diversas gerações de professores, provenientes de formações acadêmicas diferenciadas, reunidos, contudo, na tarefa de compreender o direito como fenômeno social e elaborar uma nova dogmática para o direito civil contemporâneo.
A interpretação do Código Civil à luz da Constituição da República pretende oferecer soluções hermenêuticas a partir dos problemas identificados na jurisprudência, tendo-se em conta o conteúdo e a técnica legislativa do Código Civil, na perspectiva civil-constitucional.